Introdução

Estamos em construção... nos ajude mandando sugestões.

Este espaço pretende aproximar a comunidade da Vila Manoel Sátiro e todos os fiéis de Nossa Senhora das Graças. Postaremos neste blog todos os comunicados e eventos de nossa paróquia, como também algumas notícias de nossa comunidade. Reservaremos um espaço para orações e testemunho dos fiéis.

Acompanhe sempre o nosso calendário e nos mande sugestões e críticas para o e-mail: pnsg.vms@gmail.com a fim de melhorarmos o nosso blog.



Para melhor visualizar o nosso blog utilize o navegador: Google Chrome.

Eu acredito nessa idéia...

Um pouco de nossa história...

_______________________________________________

Novembro de 2010:

Breve histórico da nossa comunidade (Paróquia)

No ano de 1953 teve início a construção da capela dedicada à Nossa Senhora das Graças, num terreno doado pela família Sátiro. O material da construção foi doado por empresas da Capital e do Interior. A cal e os tijolos vieram de Pacatuba de trem até a estação do Mondubim, transportados em carros de mão e lombo de animais para o local.
A capela pertencia pastoralmente à Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos (Parangaba). No ano de 1956 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Modubim). Porém, a Capela de Nossa Senhora das Graças  somente passou para a nova Paróquia em 1969. Em 1972, com o Pe. Oscar foi concluído a parte de alvenaria, tendo início o trabalho de catequese aos sábados e missas aos domingos.
A devoção a Nossa Senhora das Graças nasceu a partir da doação de uma imagem da santa, feita pela família Souza e Silva, vinda do Rio de Janeiro, mesmo antes da construção da capela. Pouco a pouco, foram aumentando os grupos, pastorais, serviços movimentos e eventos religiosos, dentre os quais, o Novenário de Nossa Senhora das Graças que, desde a conclusão da Capela, a novena acontece no novenário. Em 2004 a capela N. Sra. das Graças foi elevada a condição de matriz da então Paróquia criada, incluindo a Vila Manoel Sátiro e o Parque S. José, cuja instalação se deu no dia 07/03/2004, tendo como primeiro e atual pároco, Pe. Juarez de Brito Cardoso. Este ano celebramos, com Paróquia, a 7ª Festa da Padroeira.
Louvado seja Deus pel padres Jesuítas e outros sacerdotes, Ir. Dorotéias, Ir. Maristas, leigos e leigas que participaram e/ou participam desta história.

Pastoral Litúrgica


Paróquia Nossa Senhora das Graças
Coordenação de Comunicação Paroquial (C.C.P.)
Administrador - Mardson
______________________________________________